Juniperos

15-12-2010 17:20

Suas folhas são persistentes (não caem no inverno) e tem a forma de agulhas finas e compridas, excetuando as famílias das Cupressácea e algumas Podocarpáceas que tem folhas em forma de escama. Apesar de seu número ser pequeno no reino vegetal, elas detém alguns recordes: São as árvores mais longevas, as mais altas, as que tem os troncos mais grossos, as que suportam os climas frios mais rigorosos. Estão presentes em regiões tropicais e temperadas do planeta. Entre as coníferas as que nos interessa mais para o uso no bonsai são: Pinheiros, Ciprestes, Juníperus, Cedros e Tuias.

O Juniperus chinensis tem como nome popular: Shimpaku. É uma arvore originária da china e de fácil adaptação nos mais variáveis climas do mundo. Esta conífera é largamente utilizada para bonsai devido a suas folhas pequenas e a coloração avermelhada de seu tronco. Em seu país de origem pode alcançar cerca de 25 m de altura. Suas folhas podem variar seu formato de acordo com a idade, para arvores mais jovens suas folhas (agulhas) são geralmente mais claras e largas e quando mais adultas as folhas já possuem um formato mais compacto e escamoso que podem ser podadas facilmente com as pontas dos dedos. Outras variedades comuns são: Juniperus chinensis "Aurea", tem a mesma forma mas a cor de suas folhas possui uma tonalidade dourada;  Juniperus chinensis "Japonica" este tem as agulhas mais pontiagudas; Juniperus chinensis "Kaizuka", seu formato é bem cônico com ramos agrupados com crescimento mais verticalizado e folhagem verde brilhante; Juniperus chinensis "Sargenti" que é muito utilizado em modelagens com bonsai.

Outras sub-espécies comuns de Juniperus são: Juniperus horizontalis, o qual não passa de 50cm de altura na natureza; Juniperus procumbens, com tonalidade azulada e altura máxima de 70cm e muito usado como bonsai; Juniperus rigida; Juniperus sabina; entre outros.

 

INSOLAÇÃO:

Escolher lugares frescos que possibilitem que o Juniperus tome muito sol diretamente em suas agulhas. Poupá-lo do sol forte do verão, pois poderá queimar muitas folhas. No verão necessita de um local com cerca de 4 horas de insolação direta, devemos colocá-lo em local onde o mesmo possa receber raios solares diretamente em suas folhas em períodos onde o sol não esteja muito forte (antes das 10:00Hs e depois das 16:00Hs). Isso pode ser conseguido colocando-a em uma sacada com cobertura ou sob outras árvores. Já em outras estações o Juniperus pode ser colocado a pleno sol desde que seu solo esteja sempre úmido.

 

REGA:

Na primavera e outono somente regar o Juniperus quando a superfície da terra estiver seca. No Verão regue todos os dias. Reduzir a rega quando começar a chegar as estações de frio. No inverno o consumo de água é moderado, tome cuidado para não exagerar, umidade constante no tronco e raízes favorece o surgimento de fungos ( Pó Branco ), estes podem até ocasionar a morte do bonsai se não forem tratados. Para evitar problemas com muita umidade é aconselhável  regar com moderação  e usar uma mistura de solo arenosa.

 

ADUBAÇÃO:

Os adubos mais indicados para o Juniperus é o orgânico de decomposição lenta. Este deverá ser aplicado na primavera e o outono, sempre quando o bonsai esta saudável. Os adubos mais indicados são os ricos em Nitrogênio. Como sugestão, escolha traços de proporção de N-P-K ( Nitrogênio – Fósforo – Potássio ) na ordem de 10-10-10 ou 10-05-10. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutrientes ( Ca {Cálcio}, Mg {Magnésio}, S {Enxofre}, B {Boro}, Cl, Cu, Co, Fe....).

 

TROCA DE TERRA (TRANSPLANTE):

Deve-se providenciar a troca da terra do Juniperus a cada três anos, no final do Inverno, cortando-se de um terço a metade das raízes, eliminando as raízes mais velhas e grossas. Nunca lavar as raízes e proteger borrifando suas folhas constantemente até três semanas após seu transplante. A mistura aconselhada é de 60% de areia peneirada (entre 2 a 5 mm) e 20% de condicionador de solo industrial e 20 % de argila refratária de boa procedência peneirada (entre 2 a 5 mm).

 

PODA:

O Juniperus tem um tipo de folha chamada "agulha - escama". Essas normalmente são facilmente podadas puxando com os dedos. Este tipo de poda pode ser feita durante todo ano mas as melhores épocas para podas mais radicais vai da primavera ao verão. Devemos corrigir a silhueta da árvore retirando o excesso. A poda das agulhas-escamas favorece a brotação de novas com coloração mais viva, alem disso as agulhas novas realizam a fotossíntese com mais eficiência. No inverno algumas agulhas-escamas "internas" do Juniperus tem a tendência a se queimarem, retire-as pois estas atrapalham a ventilação e a insolação das folhas saudáveis. Podas de galhos mais grossos devem ser feitas no final do inverno.

 

ARAMAÇÃO:

O Juniperus é uma planta de fácil modelação. Seus galhos são muito flexíveis permitindo modelagens radicais. Arame no período de calor, aramar no inicio da Primavera e retire os arames em meados do Outono. Se os arames estiverem penetrando na casca tire-os imediatamente.

 

 

DOENÇAS E PRAGAS COMUNS:

A Juniperus é uma planta muito resistente, mas pode ocorrer ataques de pulgão e cochinilhas, estes podem ser tratados facilmente com inseticida para plantas ornamentais. Não esqueça que existindo um problema, este deve ser solucionado com brevidade para evitar a debilitação do bonsai.

 

 

Contacto

Bonsai Borússia

ricas@terra.com.br

Em frente ao mirante do morro da Borússia N120
Osório, RS
Caixa Postal 269.

051 99551469

Procurar no site

Obrigada pela sua visita, aguardamos seu contato.

Crie o seu site grátisWebnode